Des. de Comunicação

Os desenhos apresentados correspondem a aulas leccionadas por:
Armando Ferraz
José Manuel Barbosa
Luís Lima
Marco Mendes

Desenho de Comunicação  Drawing to Communicate

Os desenhos apresentados correspondem a exercícios com orientações específicas e tempos de execução distintos.  
The following drawings are part of a set of exercises with specific directions and duration.

Desenho de comunicação:.
Comunicação: economia e eficácia; composição e montagem. Intenção expressiva e exigência objectiva do desenho de arquitectura. Processos de composição final de imagens, no sentido de comunicar formal e expressivamente um projecto.
Drawing to communicate.
Communication, economy and efficacy; composition and assemblage. Expressive intent and objective demand in architectural drawing. Final composition processes of the image as a means of formal and expressive communication in a project.



..................................................................................................................................................

«Há uma questão que me interessa muito da poesia, é o rigor absoluto no emprego da linguagem, creio que há muitas afinidades entre o processo criativo do poeta e a forma de trabalhar em arquitetura, em ambas é necessário rigor, essencialidade, claridade de discurso, uma mistura de ideias rápidas, aparentemente espontâneas mas provenientes de um trabalho imenso»
Siza Vieira
..................................................................................................................................................



Susana Ribeiro, 2013
Susana Ribeiro, 2013
















Carlos Ribeiro, A3, 2007
Carlos Ribeiro, A3, 2007













Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015
















Federica Lentati, A3, 2015

Federica Lentati, A3, 2015












Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015












Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015












Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015














..................................................................................................................................................................


A3, (?)
Pedro Ferreira, A3, 2008












João Salsa, A3, 2011
João Salsa, A3, 2011
A3, (?)













João Sousa, A3, 2009
João Sousa, 2009
2008















Ariana Marques, 2009
Tiago Silva, A3, (?)
Luís Jorge Soares, A3, (?)

..................................................................................................................................................
«De facto, a vista perspética é, ao mesmo tempo, um desenho representativo e expressivo, enquanto ilustra com o maior rigor fiável o resultado figurativo formal do projeto arquitectónico; para além disso, esclarece – ou é capaz de esclarecer – quais são os aspectos do projeto aos que o autor trata de atribuir uma função hierarquicamente proeminente em relação a outros aspectos, para ele, menos interessantes»
Luigi Vagnetti
..................................................................................................................................................



Liene Baptista, A3, 2015
Liene Baptista, A3, 2015
Patrícia Costa, A3, 2015












Sofia Martins, A3. 2015
Sofia Martins, A3, 2015
Sofia Martins, A3, 2015












Ana Sofia Pinto, 2015
Ana Sofia Pinto, 15x15, 2015















Ana Sofia Pinto, 2015
Ana Sofia Pinto, 15x15, 2015












A3
Sérgio Cruz, 2010
Ariana Marques, 2009













Manuel Almeida, 2009
Manuel Alemida, A3, 2009
Manuel Almeida, 2009
















..................................................................................................................................................

«o corpo humano, enquanto construção biológica, psicológica e cognitiva, é o gerador das coordenadas do espaço, das dimensões e ritmos do tempo da percepção. (...). O corpo movimenta-se, rompe a inércia, (re)conhece o espaço que o envolve nas percepções do seu sentir».
Alberto Carneiro

..................................................................................................................................................


João Lago, A3, 2011
João Lago, A3, 2011
João Lago, A3, 2011


(?), A3
Francisco Pereira, A3, 2011
Ricardo Tomé, 2009/2010



A3
A3
A3












Ana Rita Fernandes, 2011
Ana Rita Fernandes, 2011
Ana Rita Fernandes, 2011















Rita Furtado, A3, 2011
Rita Furtado, A4, 2011












A3
A3
Miguel ..., A3, 2011















Eloi ..., A3, 2011












..................................................................................................................................................
«O pensamento do desenho capta através da singularidade dos seus processos, expressivos e técnicos, a distinção e a relação como pensamento. Daí que a plenitude do nome desenho se estruture na dupla categoria de objecto e conhecimento, ao mesmo tempo produção e produto, fenómeno sensível e inteligível, presença e “conceito”, definindo as categorias externas ao seu próprio modo de pensar.
Descrever ou definir o desenho nada explica da sua condição instrumental e expressiva. O desenho não é um instrumento de intervenção sobre o real, ou um instrumento operativo do projeto, sem ser ao mesmo tempo, a relação do real e o projeto da sua própria construção, a partir do qual se constitui a pretensão artística e não-artística das imagens».
Vítor Silva
..................................................................................................................................................




Lucas Pereira, 2015
Liene Baptista, 2015
Liene Baptista, 2015



_________________________________________________________________________________
PAINEL - ENSAIO



Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015
Nuno de Sousa, A3, 2015















Liene Baptista, A2, 2015
Liene Baptista, A3, 2015
Liene Baptista, A3, 2015

















Hugo Ferreira, A3, 2009
Susana Ribeiro, A3, 2013
Gustavo Costa, A4 e A3, 2009





Carolina Carvalho, A3, 2014
Laura Spezzoni, A3, 2014
A4, (?)
















Amanda Conduto, A3, 2014
Pedro Faustino, A3, 2015
Raquel Matos, A3, 2015















________________________________________________________________________
PAINEL FINAL




Federica Lentati, A3, 2015
Hugo Rebelo, A2, 2015
Liene Baptista, A2, 2015



Pedro Faustino, A2, 2015

António Salgado, A2, 2015
Nuno de Sousa, A2, 2015

















A1, 2010
A1, 2010
Raquel Matos, A2, 2015















Gustavo Costa, 2009
Chiara ..., 2010
 
A1, 2009
















Manuel Almeida, 2009
Artur Jorge, A1, 2009
Hugo Ferreira, 2009
















A1, 2011
André Cardoso, 2010
Tiago Barros, 2010
Teresa Guedes, 2009