3. Des. do Imaginário

Os desenhos apresentados correspondem a aulas leccionadas por:
Armando Ferraz, José Manuel Barbosa, Luís Lima, Marco Mendes, 
Nuno Sousa, Vítor Silva
.
Se utilizar imagens aqui apresentadas deve indicar a fonte.
(autor do desenho e Desenho2FAUPBlogspot.com)
.
.
Desenho do Imaginário 
.
Os desenhos apresentados correspondem a exercícios com orientações específicas e tempos de execução distintos. 
.
.
Desenho do imaginário.
Desenvolver a capacidade de produzir e construir processos de desenho que respondam à solicitação de imagens não directamente decorrentes da experiência perceptiva do mundo real. Trata-se de elaborar processos e atitudes, instrumentais e mentais, sobre a conceptualidade das imagens típicas do projecto. O uso da perspectiva. Verosimilhança e virtualidade das imagens. Os modelos e os clichés. Montagem e desmontagem. Deformação e figuração. Processos de projecto e de ilustração.

 
.
.
exemplos ▷ CUBO e OBJECTO
(esquema de construção das imagens perspéticas)
.
Miguel Pereira, A3, 2011
Rita Furtado, A3, 2010-2011










.
.
.
«Ao desenhar, é preciso querer ver, e esta vista deliberada tem-na o desenho, como fim e como meio ao mesmo tempo. Uma vontade contínua é essencial ao desenho. O olho quer vaguear; a mão redondear e tocar tangencialmente. Para assegurar a liberdade do desenho com que possa cumprir-se a vontade do desenhador é preciso pôr fim às liberdades locais. Para deixar a mão livre ao sentido do olho, é preciso arrebatar a liberdade ao sentido dos músculos. O artista avança, retrocede, inclina-se, deita os olhos, converte-se inteiro num órgão de visão, enfoque, determinação, preparação. Não conheço nenhuma arte que possa comprometer mais inteligência que o desenho»
Garcia-Posada 
.
.

.

exemplos ▷ ALFÂNDEGA

                   (parque da Alfândega)

                   2005-2006, 2007-2008, 2012-2013, 2017-2018


.

Cíntia Pires, A3, 2007-2008

Maria Eduarda Filipe, A3, 2017-2018

Inês Mateus, A3, 2017-2018









.

.

.
«As ideias arquitectónicas surgem de “um modo biológico” a partir do conhecimento existencial não conceptualizado mas vivido, em vez de partir das meras análises do intelecto. Os problemas arquitectónicos são demasiado complexos e profundamente existenciais para serem tratados de um modo exclusivamente conceptualizado e racional. (...); encontram-se alojados na realidade vivida dos costumes e nas antiquíssimas tradições do ofício».

Juhani Pallasmaa

.
.

.

exemplos ▷ BIBLIOTECA MUNICIPAL

                   (gaveto Av. Rodrigues de Freitas com a Rua Visconde de Bóbeda)

                   2002-2003, 2018-2019


.

(?), A3, 2002-2003












.

.

.

exemplos ▷ CAMPO 24 de AGOSTO

                    2015-2016


.

Vânia Costa, A4, 2015-2016
Damião Franco, A4, 2015-2016

Beatriz Nunes, A3, 2015-2016











.

.

.

exemplos  CARREGAL

                   2001-2002, 2003-2004


.

Diana Afonso A3, 2001-2002

Inês Afonso A3, 2003-2004
Inês Afonso A3, 2003-2004










.

.

.
«a cabeça tão pouco é o único lugar de pensamento cognitivo, uma vez que os nossos sentidos e todo o nosso ser corporal, estruturam, produzem e armazenam diretamente conhecimento existencial silencioso».
Juhani Pallasmaa

.
.

.

exemplos ▷ FOZ

                   (gaveto da rua Sr.ª da Luz com rua da Praia)

                   2008-2009


.

Manuel José, A3, 2008-2009
Ariana Marques, A3, 2008-2009
José Soares, A3, 2008-2009

















.

.

.

exemplos ▷ MERCADO DA SÉ

                   2009-2010, 2016-2017, 2021-2022


.

Diogo Faria, A3, 2016-2017
José Tomás, A3, 2009-2010










.

.

.
«Os seus esboços (...) são justamente tão célebres quanto a sua arquitetura, pois inventaram não só uma caligrafia mas um método de aproximação ao projeto»
Vittorio Gregotti referindo-se a Siza Vieira

.
.
.
exemplos  PARQUE das CAMÉLIAS
                   2000-2001, 2020-2021
.
Carina Sousa, A3, 2020-2021
Hugo Costa, A2, 2020-2021
André Lumini, A3, 2001-2002














.
.

.

exemplos ▷ PRAÇA de LISBOA

                   2004-2005, 2010-2011


.

João Salsa, A3, 2010-2011
João Salsa, A3, 2010-2011

João Lago, A3, 2010-2011









.

.

.

exemplos ▷ SEMINÁRIO de VILAR

                   2013-2014


.

.

.
«Fazer esboços e desenhar, constituem exercícios espaciais e hápticos que fundem em entidades singulares e dialéticas a realidade externa do espaço, da matéria e da realidade interna da percepção, do pensamento e da imaginação»

Juhani Pallasmaa

.
.

.

exemplos  TRINDADE

                   2014-2015, 2019-2020

.
Ana Sofia Pinto, A3, 2014-2015
Inês Guilherme, A3, 2019-2020
Guilherme Silva, A3, 2019-2020














.
.
exemplos ▷ OUTROS ESPAÇOS

(desenhos do projecto do 3º ou 4º ano)
.
Liene Baptista, A3, 2015
Liene Baptista, A3, 2015











.
.
.
.
.