1. Desenho do Real

Os desenhos apresentados correspondem a aulas leccionadas por:
Armando Ferraz, José Manuel Barbosa, Luís Lima, Marco Mendes, 
Nuno Sousa, Vítor Silva
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Se utilizar imagens aqui apresentadas deve indicar a fonte.
(autor do desenho e Desenho2FAUPBlogspot.com)
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Desenho do Real
Os desenhos apresentados correspondem a exercícios com orientações específicas e tempos de execução distintos.
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Análise do real.
Representações e figurações de um lugar.
Os sistemas de representação e as figuras da concepção arquitectural. Campo, sujeito e representação. Instrumentos técnicos e pensamento visual.
 Desenvolvimento das atitudes e das estratégias acerca das imagens a produzir. A natureza expressiva e compositiva das imagens. Noção de análise e de "levantamento" de um sítio. Estudo das relações existentes entre os modos do desenho e as diferentes estratégias de construção das imagens.
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Levantamento do espaço da FAUP
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«Foi com base na aceitação do princípio metodológico de que o desenho é um instrumento privilegiado no processo de projetar em arquitetura que se fundamentou a pedagogia do projeto na chamada “Escola do Porto”. Foi isso que lhe conferiu sua especificidade mais vincada.» Alexandre Alves Costa
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+ exemplos  PERSPECTIVA
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Eliana Santos, A3, 2017
Inês Mateus, A4, 2017









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+ exemplos ▷ PLANTA e AXONOMETRIA
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José Pedro Azevedo, A3
Miguel Alves, A3, 2018










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«O desenho é o pensamento do arquitecto; é a imagem presente de um edifício futuro.
(...) O desenho é, pois, o princípio gerador da arquitectura; é a sua própria essência».
Henry Guédy
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+ exemplos  PLANTA de MEMÓRIA 
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Susana Ribeiro, A3, 2012









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«É preciso ter o compasso nos olhos» Michelangelo Buonarroti.
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+ exemplos  PLANTA FAUP
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Gil Pereira, A3, 2008
Henrique Matiz, A3, 2012










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+ exemplos ▷ AXONOMETRIA
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Gil Pereira, A3, 2008
Rita Furtado, A3, 2010 










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«A maior das liberdades nasce do maior dos rigores» Paul Valéry
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+ exemplos ▷ PERSPECTIVA AÉREA
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Rita Furtado, A3, 2010
Manuel José, A3, 2008 










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+ exemplos ▷ ARTICULAÇÃO dos SISTEMAS de REPRESENTAÇÃO
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Mónica da Silva, A3, 2005
Cláudia ..., A3, 2007













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.«Quando “Eu” apreendo o betão como sendo qualquer coisa fria e dura, “Eu” reconheço o corpo como sendo quente e macio. Deste modo, o corpo, na sua relação dinâmica com o mundo torna-se Shintai. O Shintai é um ser sensível que responde ao mundo»
Tadao Ando 
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LEVANTAMENTO do "SÍTIO"
(o sítio e a envolvente)
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exemplos  ALFÂNDEGA
               (parque da Alfândega)
               2005-2006, 2007-2008, 2012-2013, 2017-2018
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Cintia Pires, A3, 2007-2008
Inês Mateus, A3, 2017-2018
Inês Mateus, A3, 2017-2018











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«Todos os nossos sentidos “pensam” e estruturam a nossa relação com o mundo, ainda que normalmente não sejamos conscientes desta atividade»
Juhani Pallasmaa
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exemplos  BIBLIOTECA MUNICIPAL
                (gaveto Av. Rodrigues de Freitas com a Rua Visconde de Bóbeda)
                2002-2003, 2018-2019
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Daniel Moutinho, A3, 2002-2003











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exemplos  CAMPO 24 de AGOSTO
                2015-2016
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Nuno Sarmento, A4, 2015-2016

Mariana Fonseca, A3, 2015-2016













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«O corpo reconstrói o mundo através da sua apropriação táctil da realidade»
Kenneth Frampton
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exemplos ▷ CARREGAL
                2003-2004
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Isabel Noronha, A3, 2003-2004
Luís Henriques, A3, 2003-2004












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exemplos  FOZ
                (gaveto da rua Sr.ª da Luz com rua da Praia)
                2008-2009
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Gil Pereira, A4, 2008-2009
Teresa Guedes, A4, 2008-2009
Fabiana Abraul, 2008-2009














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exemplos  MERCADO da SÉ
                2009-2010, 2016-2017
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André Cardoso, A3, 2009-2010
Manuel Adrián Costa, 2016-2017
Manuel Mota, 2016-2017














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exemplos ▷ PARQUE das CAMÉLIAS
                  2000-2001, 2020-2021
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Hugo Costa, A3, 2020-2021
Carina Sousa, A3, 2020-2021
Beatriz Landau, A3, 2020-2021











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exemplos  PARQUE das VIRTUDES
                2006-2007
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exemplos  PRAÇA de LISBOA
                2004-2005, 2010-2011
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Tatiana Trindade, A3, 2004-2005
Francisco Ascensão, A3, 2010-2011
Rita Furtado, A3, 2010-2011











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exemplos  SEMINÁRIO de VILAR
                2013-2014
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Laura Spezzoni, A3, 2013-2014











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exemplos  TRINDADE
                2014-2015, 2019-2020
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António Salgado, A3, 2014-2015
Inês Guilherme, A3, 2019-2020











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«Desenhar é  equivalente a pensar. Alguns desenhos fazem-se com a mesma intenção com que se escreve: são notas que se tomam. Outros tentam resolver a execução de uma escultura em particular, ou imaginar como funcionaria. Existe um terceiro tipo, desenhos de representação de obras, que se realizam depois das mesmas, dando-lhes um novo enfoque. Todos eles possibilitam uma aproximação sistemática no trabalho, inclusive se amiúde forçam a sua lógica interna até ao absurdo.
(...) O primeiro tipo de desenhos pode-se chamar de conceptual: fixam a ideia. (...) Os desenhos podem descrever-se como modelos para uma concepção mental a que se dá corpo através do desenho».
Bruce Nauman
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«Álvaro Siza é um viajante que transporta todos os vírus, um banco de vírus dificilmente catalogável. A sua exposição a contaminação do lugar é voluntária, quando começa um projecto, faz tudo aquilo que o conduzirá a infetar-se sem remédio. Seguindo os costumes de Távora, passeia durante horas o território, detém-se para o desenhar, imagina potenciais alterações, recolhe amostras...»
Juan Luis Leyva

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