2. Des. dos Desenhos

Os desenhos apresentados correspondem a aulas leccionadas por:
Armando Ferraz, José Manuel Barbosa, Luís Lima, Marco Mendes, 
Nuno Sousa, Vítor Silva
.
Se utilizar imagens aqui apresentadas deve indicar a fonte.
(autor do desenho e Desenho2FAUPBlogspot.com)
.
.
Desenho dos Desenhos 
.
.
Ver, comparar e estudar a produção dos fenómenos de repetição e de cópia de imagens oriundas do universo do desenho. Estudo da produção e da significação das imagens, da história e da cultura do desenho de arquitectura.
.
.
O “Desenho dos desenhos”, compreende um conjunto de aulas dedicadas à cópia e interpretação de desenhos de diferentes autores. Propõe-se o estudo da expressão gráfica e da cultura do desenho oriunda das belas artes e da arquitectura.

Trata-se, com efeito, de ver e de analisar universos distintos mas também de considerar pontos comuns em relação aos meios riscadores e aos processos gráficos utilizados para a produção de imagens do real e do imaginário.

Pedagogicamente, o exercício de cópia é um modo de dar a ver, de alcançar, de assimilar gestos e atitudes, de conhecer novas técnicas e desenvolver outros recursos, assim como um modo de aceder à riqueza de uma cultura visual que a procura de imagens, como as do desenho, suscita.

David Hockney, é um artista que alude à cópia como método de aprendizagem, considerando que, quando se copia, trata-se não só, de analisar o que o outro apreendeu e transpôs para o papel mas, também, de assimilar a sua técnica e as suas qualidades sensíveis.

O desenho de cópia é conhecido na história da arte como processo natural de aprendizagem, e é também, neste sentido, que procuramos aprofundar o encontro das operações associadas com os elementos gráficos e plásticos do desenho; no entanto, ele é por vezes avaliado com um sentido pejorativo quando entendido no sentido de uma ação que apenas imita o original como processo mecânico.

Todavia, as qualidades gráficas extraídas de uma cópia perpassam o meramente mecânico e, por isso, como elucida Miguel Copón, «a cópia é como uma figura modelo de onde se extrai consequências. (...) a cópia é um importante sistema de enculturação e transmissão, presente em todas as facetas do homem». Quer isto dizer que ao produzir uma cópia se assimila, em simultâneo, um conjunto de procedimentos e conhecimentos que exigem várias questões:

Quem é o autor? Conhecer alguns aspetos acerca do autor revela-se importante para melhor compreender as técnicas e os instrumentos mas, também, para o situar historicamente na época e a que movimento artístico pertenceu. De que meios riscadores, técnica e suporte se trata? Lápis ou barra de grafite, carvão vegetal ou sintético, tinta, aparo, esferográfica, marcador, pastel seco ou de óleo, cera, aguada, a preto e branco ou a cor, etc.? O tipo de papel é outro dado importantíssimo. Liso, texturado, preparado, colorido, absorvente, etc.? Quais as dimensões do desenho? Trata-se de uma das mais importantes informações acerca do desenho. A dimensão do suporte interfere, sempre, no tipo de atitudes gráficas que se geram em consonância com o meio riscador.

O desenho de cópia será, então, o momento para colocar em prática gestos e atitudes que refletem o saber fazer próprio da ação plástica, de modo a desenvolver uma linguagem pessoal construída no contacto com a cultura visual do desenho de distintos autores, arquitectos e artistas; ao mesmo tempo que permite intensificar na formação do desenhador o domínio da sua própria expressão gráfica fundamental.
.
.
.
exemplos ▷ DESENHOS de CÓPIA
.
(artistas e arquitetos)
.

Inês Mateus, 2017-2018
Damião Franco, 2015-2016
Marta Ascenso, 2012-2013














.
.
exemplos ▷ INTERPRETAÇÃO 
.
(diferentes escalas e materiais)
.

Raquel Silva, 2015-2016
José Giro, A3, 2013-2014
Inês Afonso, 2003-2004














.
.
exemplos ▷ APLICAÇÃO a OUTRAS IMAGENS
.
(restos de maqueta, objectos encontrados, ...)
.

André Mendes, 2018-2019
Miguel Van-Zeller, 2017-2018
Ana Sofia Pinto, A3, 2014-2015














.
.
exemplos ▷ APLICAÇÃO às IMAGENS do PROJECTO
.

Ana Cláudia Costa, 2018-2019 
Vânia Costa, A4, 2015-2016
Mariana Alves, 2002-2003














.
.
Autores:
(algumas referências)
.
Alberto Giacometti, Aldo Rossi, Alvar Aalto, Álvaro Siza Vieira, Anders Zorn, Andrea Serio, Andrew Wyeth, Annibale Carracci, Antoine Watteau, Antoni Gaudi, Antonio Lopez Garcia, Antonio Sant'Elia, Avigdor Arikha, Bernard Buffet, Camille Pissarro, Canaletto, Carlo Scarpa, Christo e Jeanne-Claude, Claes Oldenburg, Claude Lorrain, Corbusier, David Hockney, Dürer, Edgar Degas, Edouard Manet, Edvard Munch, Edward Hopper, Eero Saarinen, Egon Schiele, Erich Mendelsohn, Eugene Delacroix, Fabricio Contreras, Francisco Goya, Frank Lloyd Wright, Franz Marc, George Grosz, Georges Seurat, Giambattista Tiepolo, Giorgio Grassi, Giorgio Morandi, Guercino, Gustav Klimt, Gustave Courbet, Henri Fantin-Latour, Hokusai, Henry Moore, Honoré Daumier, Hugh Ferriss, Ingres, Jean-François Millet, João Nunes, John Constable, John Ruskin, John Sell Cotman, Kathe Kollwitz, Leonardo da Vinci, Li Yun Tian, Louis Kahn, Luca Cambiaso, Martin Lewis, Michaël Borremans, Michelangelo Buonarroti, Mies van der Rohe, Pablo Picasso, Peter Zumthor, Pierre Bonnard, Pisanello, Raffaello, Rembrandt van Rijn, Renzo Piano, Richard Neutra, Richard Meier, Robert Smithson, Rodin, Santiago Calatrava, Steven Holl, Tadao Ando, Tintoretto, Toulouse Lautrec, Vincent van Gogh, William Kentridge, William Turner, Yakov Chernikhov, Yona Friedman, Zhao Shao'ang ...
.
.
.

1 comentário:

  1. Que bom rever desenhos antigos!!Muito obrigado!!
    O ano está correcto!

    ResponderEliminar