Inquéritos - 2011/2015

.
Erasmus Inquiry
.
.......................................................................................................................................
.
L. B. - Brasil 2014/2015

1. Why did you choose FAUP?

Primeiramente escolhi a FAUP dado o renome internacional que a instituição possui em relação às cadeiras de projecto e desenho. 
Sendo uma das instituições que possuía parceria nos programas de intercâmbio com a minha faculdade de origem (FAUUSP) percebi o intercâmbio não como uma oportunidade de aprender um novo idioma, mas sim de aprimorar deficiências percebidas na minha própria graduação e complementá-las juntamente à experiência cultural do processo como um todo.
Sempre observei com bastante admiração a obra do arquitecto Álvaro Siza e a possibilidade de estudar em um local que traduzia de forma bastante evidente esses preceitos de ensino também foi uma condicionante à minha escolha.

2. Which year you was in FAUP?

Fiz a cadeira de Desenho 2, apesar de ter cursado principalmente disciplinas do terceiro ano.

3. Which Drawing class you made, first or second year?

Segundo ano.

4. Why did you choose the Drawing classes?

Escolhi fazer as aulas em busca de adquirir a prática do desenho como forma de análise e parâmetro de estudo do real e proposição.
Já conhecia a maneira como a FAUP consegue estabelecer um paralelo bastante interessante entre Desenho e Projecto, por isso vi a oportunidade de tentar naturalizar esse hábito à minha forma de trabalho. 
Devido ao facto de não possuir o hábito de desenhar, imaginei que seria extremamente difícil a adaptação, mas sabia que também que seria menos proveitoso o intercâmbio na FAUP se não aproveitasse a disciplina para estabelecer desafios a mim mesma.

5. The Drawing has changed your way of observing things and the world?

O desenho permitiu observar de forma mais racionalizada a paisagem. No ofício da arquitectura penso que isso é fundamental ao entendimento da escala, bem como a questões de proporção envolvidas no desenvolvimento de um projecto. Sendo assim, acredito que o desenho permite uma resposta mais rápida aos problemas da profissão, sem a necessidade de recorrer tão rapidamente aos softwares. 
A mim permitiu desenvolver uma percepção mais atenta ao entorno, assim como um maior desejo de apreensão do mesmo através do registro gráfico.

6. You have a new skill with the drawing language. This skill has changed the process of your project thinking?

O processo de pensar o projecto em si não foi alterado enquanto raciocínio, mas sim enquanto procedimento. O desenho permite o estabelecimento de uma resposta mais rápida aos problemas projectuais, uma vez que explicita as dificuldades encontradas através de seu registro. 
Ao mesmo tempo que que pode representar uma racionalização do traçado, também permite a liberação do criativo possibilitando uma resposta mais ágil a questões - em princípio - insolúveis, uma vez que pode ser apropriada enquanto instrumento de abstração tanto quanto de racionalização.

7. Anything else you would like to add?

Penso que as aulas de desenho da FAUP são fundamentais ao aprendizado de seus alunos, e nota-se com bastante clareza a facilidade nata (independente de serem bons ou maus alunos ao longo da cadeira) que estes possuem no registro de seus projectos, quando comparados a alunos cujas instituições não valorizam tal metodologia. Foi uma experiência muito difícil, mas das mais proveitosas que levarei para minha vida acadêmica de agora em diante.


Obrigada.
.
.......................................................................................................................................
.
H. C. - França 2014/2015

So first, I chose FAUP because of the construction and drawing classes.

I was in 4th year.

I was in second Drawing classes.

I chose drawing classes because I think being able to express an idea, or represent a project with a sketch is really important for an architect, and also because I really like drawing.

Yes, drawing has changed my way of observing things: to draw, you have to be able to see the whole picture, but also to pay attention to the little details you might not have noticed. 

Yes, I think using drawing to make a project is the basics. It's the best way to have an idea of what the project could look like, or work on the lights... etc.

I really appreciated the drawing classes in FAUP, I learnt a lot of drawing techniques and exerciced my eye to perspectives. 


Thank you for everything
.
.......................................................................................................................................
.
A. F. - Itália 2014/2015

1. where you come from?
Palermo, Italy, but before coming to Porto I was studying architecture in Lausanne, Switzerland.
2. Why did you choose FAUP?
I knew it was a good university, I loved portuguese architecture and I wanted to discover Portugal
3. Which year you was in FAUP?
2013-2014
4. Which drawing class you made, first or second year?
First
5. Why did you choose the Drawing classes?
We don't have good drawing classes in my university, I like drawing and i wanted to learn some techniques. The class was also raccomended by previous students from my university.
6. The Drawing has changed your way of observing things and the world?
yes, it taught me to observe better and also to simplify the reality and focus to the most important features
7. You have a new skill with the drawing language. This skill has changed the process of your design thinking?
Yes. I think I learnt the importance of light and shadows through this class
8. Anything else you would like to add?
Thanks ;)
.
.......................................................................................................................................
.
A. D - Itália 2013/2014

I choose FAUP for his reputation and for advice of my colleagues that came earlier years. 

I was in FAUP in the year 2013/2014.

I made the drawing class of the first year.

I choose drawing class because I had never done before it.


What I learned at the drawing class changed my way of observing and my way to approach the project.
.
.......................................................................................................................................
.
C. S. - Brasil 2013

1. Teve formação de desenho antes de vir para a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP?

Sim, porém muito básico, na minha faculdade (UFRGS) no Brasil.

2. Quais os principais motivos para se inscrever na unidade curricular de Desenho II quando frequentou a FAUP?

Sempre tive gosto pelo desenho e, quando me candidatei ao intercâmbio, já sabia que o ensino de desenho na FAUP era muito bom, portanto, não tive dúvida quanto a inscrição na unidade (Desenho I, no caso).

3. O programa de desenho é muito exigente, mais ainda, para aqueles que praticamente nunca tinham tido contacto com a disciplina. O incentivo ao uso de diferentes meios riscadores e suportes, ao uso da cor, à articulação dos diferentes sistemas de representação, à noção dos diferentes modos do desenho – esquisso, esboço, contorno e detalhe, foram importantes no modo como usa o desenho? Em que aspectos?

Sim, a mudança do método de desenho me ajudou muito no processo de aprendizagem. As diferentes exigências para cada tipo de desenho me fizeram perceber coisas novas a cada vez que alterava o meio riscador, como por exemplo, o treino da técnica do contorno, que influenciou diretamente na velocidade dos esquissos.

4. Depois dessa aprendizagem, o desenho reflete-se no modo como usa o desenho e pensa a arquitetura presentemente? Porquê?


Sim, passei a usar o desenho com muito mais intensidade no momento do projecto, acredito que o treinamento intenso me ajudou a entender e dominar melhor a proporção das coisas.
.
.......................................................................................................................................
.
C. G. - Itália 2013

1. Teve formação de desenho antes de vir para a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP?

Sim, eu tive 2 cursos de desenho no meu curso de "Ingegneria edile-Architettura UE" na Sapienza em Roma (IT).

2. Quais os principais motivos para se inscrever na unidade curricular de Desenho II quando frequentou a FAUP?

Vindo da uma faculdade de Engenharia achei muito formativo frequentar um curso de desenho avançado na FAUP para familiarizar com uma arte que parece tão fundamental para a nossa formação e que se revela uma ferramenta importante pela interpretação do real e pela atividade de projetação. 

3. O programa de desenho é muito exigente, mais ainda, para aqueles que praticamente nunca tinham tido contacto com a disciplina. O incentivo ao uso de diferentes meios riscadores e suportes, ao uso da cor, à articulação dos diferentes sistemas de representação, à noção dos diferentes modos do desenho – esquisso, esboço, contorno e detalhe, foram importantes no modo como usa o desenho? Em que aspectos?

Acho a formação proposta do curso de Desenho II muito completa, essa diversificação nos diferentes modos de representação não só me permitiu familiarizar com todos os sistemas, dando-me a ferramenta prática para diferentes modos de desenho, mas funzionou também de catalizador.
O curso junto com a paixão transmitida-me pelo professor estimulou-me à experimentação de novas técnicas, à utilização de sistemas mistos, deu-me as bases para me fazer sentir livre e capaz de CRIAR. 
Eu acho que só entrando na esfera dos interesses das pessoas pode-se instaurar aquele processo de aprendizagem que continua no futuro, que portanto não acaba no final dum curso. Este curso para mim foi o germe para me fazer apaixonar pelo desenho e portanto para minha evolução no campo dele, como meio de representação e projetação e além disso como meio de expressão própria, aspecto que nunca tinha experimentado.

4. Depois dessa aprendizagem, o desenho reflete-se no modo como usa o desenho e pensa a arquitectura presentemente? Porquê?


Agora uso o desenho muito mais. Consigo com ele exprimir de manheira mais eficaz um conceito ou uma sensação espacial que quero criar com a arquitectura, comunicar melhor as ideias e esclarecer minhas dúvidas no acto de projectar.
.
.......................................................................................................................................
.
Mensagem de E. C. - Itália 2011/02/10

Olá Zémanel
tou bem, ja sou arquitecta e estou a trabalhar em Itália.
Tentei voltar para Portugal mas foi impossível encontrar trabalho. E tu? Sempre na faup? Não imaginas quanto foi útil fazer o curso de desenho 1 contigo, tenho tempo para desenhar muito no trabalho e admito que projectar à mão livre é muito melhor que passar cedo ao computador como fazia antes.
um beijinho
E. C.

.

.......................................................................................................................................
.
G. B - Itália 2010/2011

Why did you choose FAUP?

Ho scelto FAUP perchè tra le migliori scuole di architettura in Europa, per tutta una serie di motivi che non ripeto perchè già conosci perfettamente!

Which year you was in FAUP?

2010/2011

Which Drawing class you made, first or second year?

il secondo

Why did you choose the Drawing classes?

Perchè disciplina necessaria a una formazione (architettonica progettuale) completa in FAUP

The Drawing has changed your way of observing things and the world?

Più che modo di osservazione lo reputo strumento indispensabile di verifica e sviluppo del progetto e di analisi spaziale

You have a new skill with the drawing language. This skill has changed the process of your design thinking?

mmm.. ripeto.. non credo sia un'abilità o modo di vedere in più.. ma piuttosto proprio uno strumento indispensabile per il processo progettuale in tutte le sue fasi

Anything else you would like to add?

A presto!

Abraço
.......................................................................................................................................
.
.
.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário